Neste post reunimos tudo que você, tutor, precisa saber sobre castração de gatos, de forma simples e direta!
Se você precisa castrar o seu gato e é de Londrina e região, já sabe que pode contar com toda a infraestrutura e profissionais especializados do primeiro e único hospital veterinário exclusivo para gatos do norte do Paraná.
Qual a idade ideal para castrar um gato?
A melhor idade para castrar um gatinho ou gatinha é entre 4 e 7 meses, mas a decisão do momento certo pode variar de acordo com muitos fatores ambientais.
- É o único gato em casa? Nesse caso é possível aguardar até o 7º mês sem problema algum.
- Ele tem acesso à rua? Gatos com acesso à rua correm o risco de acasalarem (fêmeas), contrair doenças ou iniciarem disputas de território.
- Se tem mais gatos em casa, eles já são castrados também? Nesses casos há o risco de acasalarem, antecipar o cio da gatinha (se houver) e iniciar marcação de território (especialmente se houverem mais machos).
Mas isso não impede que um gato adolescente ou adulto possa passar pelo procedimento de castração a qualquer momento!
É preciso fazer consulta antes de castrar um gato?
Sim! É um procedimento cirúrgico, e como todo procedimento cirúrgico, mesmo que aparentemente simples, ele é invasivo e é preciso fazer um check-up completo para avaliar a saúde do gatinho. Além dos exames clínicos de sangue, é preciso fazer uma avaliação física, coração, respiração, doenças de pele, presença de pulgas, entender sobre a alimentação, hábitos, cios, etc.
Todos são fatores que podem afetar o procedimento cirúrgico e principalmente a sua recuperação, e não é isso que queremos, não é mesmo? Por isso, na hora de escolher onde castrar seu gatinho (se você não estiver em Londrina e região – porque aí você pode vir aqui no Hospital Veterinário Cats!) verifique se o médico irá realizar a consulta e exames necessários para garantir a segurança da castração.
Quais exames precisam ser feitos para a castração de gatos?
Os exames básicos para a castração de gatinhos consistem em: exame de sangue (hemograma completo), bioquímica clínica e coagulograma. Esses exames irão mostrar como está a saúde do gatinho, se há algum problema de coagulação, funcionamento do fígado e rins, oferecendo um quadro geral para a tomada de decisão do Médico Veterinário cirurgião.
Há necessidade de alguma preparação para a castração de gatinhos?
Sim, antes de levar seu gatinho para a castração é preciso realizar o jejum conforme indicação do Médico Veterinário, o tempo de jejum alimentar (sem alimentos sólidos) costuma ser de 6 a 8 horas e o jejum hídrico (sem líquidos) de 4 a 6 horas antes do procedimento.
É importante seguir o horário indicado pelo Médico Veterinário, pois ele levará em consideração o horário do internamento e da cirurgia. Então, se ele indicar 3 horas antes do internamento, fique tranquilo e siga a instrução, pois é provável que entre o internamento e o procedimento de castração ainda tenha algumas horas.
Vale lembrar: o jejum é fundamental para a segurança do procedimento, ele evita riscos de náuseas, vômitos ou risco de aspiração.
Como é feita e quanto tempo dura a anestesia para castração de gatos?
Isso depende da clínica ou hospital onde está sendo realizada a castração.
Aqui no Hospital Veterinário Cats utilizamos a anestesia inalatória ou TIVA que são muito mais seguras e totalmente Cat Friendly.
A anestesia inalatória não causa estresse, pois é feita por meio da respiração de gases anestésicos vaporizados juntamente com oxigênio e a TIVA também não causa estresse, pois é feita por meio de injeção intravenosa após a sedação. Esses métodos permitem que o médico veterinário anestesista tenha maior precisão do nível de anestesia e ajuste-o conforme a necessidade durante o procedimento.
Durante o procedimento o gatinho é constantemente monitorado (pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, nível de oxigênio, atividade cerebral).
A duração da anestesia vai variar de acordo com o tipo de anestesia utilizada também!
Em ambas as anestesias realizadas no HV Cats, após o término do procedimento a recuperação inicia-se imediatamente, com o gatinho retomando a consciência e respiração normal, apesar de ainda muito sonolento e desorientado.
Após as primeiras horas (em torno de 2 a 3 horas) ele começará a recuperar a coordenação e capacidade de se movimentar, limpar-se, comer e beber água.
A recuperação completa vai variar da sensibilidade de cada animal, mas costuma levar em média 8 horas, alguns gatinhos podem levar um dia todo, mas não é o mais comum.
Como é o procedimento de castração de gatos?
Após a anestesia geral, o cirurgião irá realizar o procedimento de castração (retirada dos testículos de gatos machos e retirada dos ovários, cornos uterinos e do útero de gatinhas fêmeas).
A incisão é sempre muito pequena, apenas o necessário para o procedimento. Aqui no Hospital Veterinário Cats o mais comum é que gatas fêmeas tenham apenas 1 ponto (mas pode variar de 1 a 3), enquanto gatos machos costumam não ter pontos externos e, quando necessário, também costuma ser apenas 1 ponto.
Vale lembrar: as roupas cirúrgicas ou colar de contenção (elizabetano) são fundamentais para garantir um pós-operatório seguro e sem transtornos. Eles evitam que o gatinho ou gatinha mexa, morda ou lamba os pontos, além de garantir que o ponto ficará protegido de sujeiras e outros elementos contaminantes. Aqui no HV Cats, caso seja uma fêmea e o tutor opte pela roupa cirúrgica disponível no nosso cat shop (ou já tenha em casa e traga no momento da internação), a gatinha já sairá do centro cirúrgico vestindo-a, o que facilita a adaptação ao seu uso.
Como é o pós-operatório da castração de gatos?
O pós-operatório da castração de felinos requer cuidados especiais do tutor por aproximadamente 10 dias, sendo os 3 primeiros dias mais intensivos, mas normalmente esse período transcorre dentro da normalidade.
- Nas primeiras 24hs é recomendado que mantenha o gato em local seguro, para evitar que ele tente fugir, escalar, subir em móveis altos ou qualquer outra peripécia que possa causar lesões e prejudicar a sua recuperação.
- Se ele ainda estiver sob efeito dos anestésicos ofereça um lugar aquecido para ele se deitar (ele pode ter frio), ele pode ainda estar cambaleante também, então fique atento para que ele não caia ou se machuque em algum objeto ou móvel.
- É possível que ele apresente sonolência, dificuldade locomotora, dificuldade para urinar e defecar como de costume e, até mesmo, apresente vocalização excessiva (miados).
- Se houver mais gatos em casa é possível que ocorra um estranhamento inicial, devido especialmente ao odor dos medicamentos, então é comum que ocorra alguns “fuzz” para com o gatinho recém castrado.
- Não force a alimentação nas primeiras horas, deixe que eu procure água e alimento de forma natural, ele pode apresentar náuseas e enjoos. Se a falta de apetite durar mais que 12h em casa entre em contato com o médico veterinário. Pode ser necessário algum medicamento antiemético (para náusea/enjoo).
- Recomenda-se o uso de roupa cirúrgica (preferencialmente) ou colar elizabetano até a retirada dos pontos.
- Medicação via oral de acordo com a indicação do Médico Veterinário, normalmente é recomendado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios nos 3 primeiros dias, iniciando no dia seguinte ao procedimento cirúrgico (pois o gatinho já tem alta medicado).
- Limpeza com antisséptico e gaze de 2 a 3 vezes ao dia no local dos pontos (se houver).
- Acompanhamento da cicatrização por inspeção visual, se notar qualquer líquido ou rompimento do ponto entre em contato imediatamente com o Médico Veterinário.
Importante: Não altere a medicação ou dosagem indicada pelo Médico Veterinário, cada animal e procedimento é único, então o medicamento ou dosagem utilizada em outro gato que você já tenha castrado não necessariamente se adequará a outro animal.
Aqui no HV Cats não é mais protocolo a indicação de antibióticos via oral para gatinhos após a castração, a menos que ocorra alguma intercorrência cirúrgica ou que seja necessário caso ele consiga romper os pontos ou contaminar o local da incisão. Devemos sempre lembrar que o uso de antibióticos sem necessidade (para profilaxia) não é recomendado pois pode causar resistência ao seu princípio ativo.
Quantos dias após a castração é feita a retirada dos pontos?
A retirada dos pontos, quando houver ponto externo, ocorre após 10º dia após o procedimento cirúrgico.
Lembrando que gatos machos podem passar por procedimentos de castração apenas com pontos internos.
Quais os benefícios de castrar um gato?
De forma resumida, pois esse assunto rende um artigo inteiro só para ele (que postaremos em breve por aqui):
- Controle populacional/reprodução
- Prevenção de doenças: câncer de testículo, câncer de ovário e útero, doenças transmitidas por contato sexual ou briga por território (FIV e FeLV)
- Melhorias no comportamento: evita marcação de territórios, diminui o desejo de fuga, reduz a agressividade entre gatos não castrados
- Facilita os cuidados, especialmente no caso de gatas fêmeas, que não passaram mais pelo cio.
Se você é de Londrina e região, conte conosco na castração do seu gatinho! Temos pacotes especiais, com preço acessível, qualidade hospitalar de ponta e tudo que você precisa para o pós-operatório. Nossos pacotes incluem consulta pré-operatória, exames de sangue, anestesia, procedimento cirúrgico e retirada dos pontos.
Temos à disposição em nosso cat shop em Londrina roupas cirúrgicas para gatos, colar elizabetano de velcro, anti-inflamatórios e outros medicamentos que você possa precisar. Fale conosco pelo whatsapp!
Gostou desse conteúdo? Use os botões abaixo e compartilhe com seus amigos!