O que é a tríade felina?
A tríade felina (ou tríadite felina) tem esse nome pois é uma associação de três doenças que ocorrem simultaneamente no gatinho. Ela envolve o pâncreas, o fígado e o intestino e está relacionada à anatomia dos gatos, pois os ductos biliar e pancreático são interligados antes de chegar ao duodeno felino, diferentemente da anatomia dos cães.
O ponto de partida da tríade pode ocorrer a partir de um processo inflamatório em qualquer um desses três órgãos.
Acredita-se até o momento que o desencadeamento da tríade se dá por causa de bactérias intestinais, e pode estar ligado também a questões imunológicas, portanto não se trata de uma doença infecciosa. Não se “pega” tríade felina, ela se desenvolve no organismo do seu gatinho e não passa para outros gatinhos e nem para você.
É importante destacar que a tríade felina pode atingir gatos de qualquer gênero, idade ou raça, não há nenhuma predisposição específica.
Quais são os sintomas (sinais clínicos) da tríade felina?
Os sintomas ou sinais clínicos podem ser muito variados e intermitentes, sendo os mais comuns:
- Diarreia (aguda ou crônica)
- Anorexia (falta de apetite)
- Letargia (animal fica prostado/sonolento)
- Vômito
- Perda de peso
- Febre
- Desidratação
- Falta de coordenação motora
- Icterícia (coloração amarelada das mucosas e/ou da pele)
- Dor abdominal (resistência ao toque)
- Anemia (constatada por exames laboratoriais)
- Aumento das enzimas hepáticas (constatada por exames laboratoriais)
- Alterações nas alças intestinais, pâncreas e fígado (observável através de exames de imagem)
Como é feito o diagnóstico da tríade felina?
O diagnóstico das três doenças correlacionadas à tríade felina é complexo, visto que, tanto a pancreatite, a colangiohepatite e a doença inflamatória intestinal possuem sinais clínicos semelhantes e podem ocorrer isolada ou simultaneamente, porém geralmente pode ser fechado através da associação da clínica do paciente com exames laboratoriais (hemograma, bioquímicos, urinálise e específicos) e exames de imagem, especialmente a ultrassonografia abdominal.
É importante que o atendimento médico neste momento seja especializado em felinos, já que qualquer uma das três doenças pode desencadear a síndrome, ou seja, um gatinho que apresenta qualquer um dos quadros iniciais precisa de acompanhamento médico para identificar a possível progressão para a tríade.
Como é o tratamento da tríade felina?
O tratamento é de suporte, de acordo com as doenças e sinais clínicos demonstrados pelo gatinho, incluindo medicamentos para proteção da mucosa gástrica, fluidoterapia, antibióticos, medicamentos antieméticos (para náusea e vômito) e suporte nutricional.
Deve-se ressaltar que nem sempre é possível uma cura para tríade felina, especialmente se a síndrome for diagnóstica já tardiamente, por isso é extremamente importante agir de forma rápida no diagnóstico e tratamento, especialmente se o gatinho apresenta falta de apetite, pois nestes casos, a anorexia pode levar ainda à lipidose hepática, agravando o quadro de qualquer inflamação nos órgãos acometidos pela tríade felina.
No caso de qualquer um dos sintomas, especialmente a perda de apetite e perda de peso, mesmo que leve, procure um médico veterinário imediatamente! Mesmo que não seja o caso de tríade felina, doenças que provocam a anorexia podem resultar em quadros graves de saúde se o diagnóstico e tratamento for postergado.
Se você estiver na região de Londrina (PR) você pode entrar em contato com o Hospital Veterinário Cats, para tirar dúvidas ou agendar uma consulta para seu gatinho.
É possível evitar a tríade felina?
A melhor forma de evitar o desenvolvimento da tríade felina é através da manutenção da boa saúde do gatinho, o que inclui:
- Respeitar os cinco pilares do bem-estar felino (lugares seguros, múltiplos recursos distribuídos pela casa, oportunidade de comportamento predatório, interações humanas respeitosas e positivas, respeito ao olfato)
- Alimentação de qualidade e balanceada
- Acesso à água limpa e fresca durante todo o tempo
- Caixa de areia sempre limpa e em quantidade adequada para o número de gatos da casa
- Manter os potes de comida e água sempre limpos
- Manter as vacinas em dia e fazer check-ups regulares
- Evitar estresses desnecessários
Quer saber mais sobre os 5 pilares do bem-estar felino? Acompanhe nossas redes sociais, em breve teremos um artigo sobre esse assunto por aqui!
Referência
SILVA, J. S. Tríade Felina: revisão de literatura. Trabalho de conclusão de curso. Especialização em Clínica Médica de Felinos Domésticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2021.
Além da medicação adequada, existe alguma alimentação específica durante o tratamento da tríade? É indicado uso de ração gastrointestinal, por exemplo?