A oesteoartrite (OA) ou artrose, como é mais conhecida, é uma doença degenerativa que atinge aproximadamente 90% dos gatos idosos (acima de 12 anos) e causa dor, rigidez articular, inchaço nas articulações e dificuldade de mobilidade. Temos um artigo completo sobre a doença, com sinais e tratamentos. Clique aqui para lê-lo.
O que o Solensia tem de diferente para ser tão importante no tratamento da OA em felinos?
Bom, há vários pontos positivos da chegada deste medicamento, cujo princípio ativo é a frunevetmab, um anticorpo monoclonal, ou seja, uma proteína específica do sistema imune que objetiva e neutraliza as moléculas envolvidas na OA.
Sendo assim, o Solensia age como um anticorpo “natural”, com o mínimo envolvimento do fígado ou rins no seu processo de degradação/excreção, o que é ótimo, já que gatos idosos costumam também apresentar condições crônicas que envolvem especialmente o sistema renal (o medicamento é seguro para gatos com DRC nos estágios 1 e 2).
Ele atua reduzindo a dor e diminuindo a liberação de mediadores pró-inflamatórios, ou seja, auxilia também na redução dos processos inflamatórios nas articulações.
Outro ponto positivo, especialmente para os tutores, é que sua aplicação é subcutânea e mensal, reduzindo o estresse do tratamento oral. Além disso, ele é seguro para ser administrado em conjunto com outros medicamentos, vacinas, vermífugos e suplementos nutricionais.
Os estudos do frunevetmab apontaram que os gatos, com o alívio da dor possibilitado pelo medicamento, se tornaram mais ativos, o que é fundamental para melhora da mobilidade e qualidade de vida.
Como o tratamento da artrose em gatos envolve um trabalho conjunto de analgesia, suplementação alimentar e reabilitação, a disposição e a redução da dor são fundamentais para a realização de fisioterapia e exercícios domiciliares de mobilidade para conter a progressão da doença.
Como se dá o tratamento com o Solensia? Qual a duração?
O Solensia apresenta melhoria contínua dos sinais de dor quando os gatos. Os estudos indicam que a dor reduz de forma perceptível após aproximadamente 6 dias, e tem maior eficácia em tratamentos contínuos por pelo menos 3 meses. Os estudos também indicam segurança no seu uso por até 6 meses consecutivos.
Todo gato pode usar Solensia? Há contraindicações para uso do Solensia?
O Solensia não é recomendado para gatos com idade inferior a 12 meses, gatos de qualquer idade com peso inferior a 2,5kg e fêmeas prenhes ou lactantes.
Não foi realizada investigação de seu uso em gatos diabéticos ou com DRC nível 3.
Com o uso do Solensia, preciso continuar a fazer uso de outros medicamentos ou tratamentos?
Sim. O Solensia é uma nova e eficiente OPÇÃO no controle da dor, mas não deve ser considerado como ÚNICO TRATAMENTO da artrose em gatos.
O tratamento, de acordo com a necessidade de cada gato, pode requerer o uso continuado de suplementos ou outros medicamentos adjacentes (analgésicos, corticoides ou anti-inflamatórios não esteroidais), pois a condição e resposta de cada animal é diferente.
Também é preciso considerar que a reabilitação é indispensável. Laserterapia, fototerapia/fotobiomodulação, eletroterapia, fisioterapia de forma geral e acupuntura são necessárias para estimular a regeneração celular, mobilidade e flexibilidade.
Aqui na Cats – Hospital Veterinário – já estamos realizando o tratamento de diversos pacientes com o Solensia, apresentando já no seu início sucesso na redução das dores. Agende uma consulta conosco.
Se você tem interesse ou está procurando pela bula do Solensia ela está disponível aqui.
Referências:
Andrea, Power., Lindsay, L., St., Germaine. (2024). Activity Levels in Seven Cats with Osteoarthritis Monitored by GPS Tracker Following Frunevetmab Injection. VCOT open. Disponível em https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0044-1788038
Margaret, E., Gruen., Jamie, A., E., Myers., Jezaniah‐Kira, S., Tena., Csilla, Becskei., Dawn, M., Cleaver., B., Duncan, X., Lascelles. (2021). Frunevetmab, a felinized anti-nerve growth factor monoclonal antibody, for the treatment of pain from osteoarthritis in cats. Journal of Veterinary Internal Medicine. Disponível em https://doi.org/10.1111/jvim.16291
ZOETIS. Solensia. Disponível em https://www2.zoetis.com.br/especies/caes-e-gatos/oa/solensia
1 comentário