Costumamos dizer que os gatos são animais muito discretos, principalmente quando estão com dor ou algum incômodo. Seu instinto é de disfarçar, esconder, para não demonstrar fraqueza e “perder” seu território.
Mesmo gatos que vivem sozinhos e não disputam território, dificilmente demonstram de forma clara que estão com algum tipo de dor.
É por isso que os tutores precisam estar sempre atentos a pequenos sinais físicos e comportamentais que podem indicar que algo está errado com seu gatinho.
Sinais comportamentais de dor em gatos:

- O gato deixa de fazer a marcação de território: se ele parar de afiar as unhas, esfregar-se nos móveis, esfregar-se em você, fique atento, algo pode estar errado com a saúde do seu gatinho.
- Começou a fazer xixi ou cocô fora da caixa ou está fazendo na caixa, mas parou de enterrar: sim, isso é sinal de dor também! Muitas vezes achamos que ele está fazendo isso de “pirraça”, mas os gatos são muito higiênicos e preocupados com “predadores” se ele mudou os hábitos é porque tem algo diferente acontecendo. Ele pode estar com dificuldade em acessar a caixinha (erguer as patinhas para entrar), equilibrar-se em 3 patas para enterrar, então a primeira coisa a se fazer é levar ao seu médico veterinário.
- Está mais parado e dormindo mais que o normal: muitas vezes, quando estão com algum incômodo, os gatinhos procuram lugares escondidos para ficarem quietinhos, passam mais tempo deitados (às vezes com olhos abertos, mas quietos) para não demonstrar que estão sofrendo, observe se há outros sinais ocorrendo simultaneamente e se notar mais algum item dessa lista já agende uma consulta de urgência com o veterinário.
- Diminuiu o apetite: seu gato parou de comer? Não quer nem um sachê ou um petisco? Isso não é bom sinal! Muitas doenças causam falta de apetite, e não comer causa outras doenças. É isso mesmo! Se o gato parar de comer, e ficar 2 ou 3 dias em jejum, há um sério risco de desenvolver lipidose hepática! Neste caso você já sabe: leve-o imediatamente ao médico.
- Parou de se lamber: os pelos começaram a ficar mais oleosos ou enroscados e você notou que ele não está se limpando como de costume? Isso é sinal de que algo não vai bem e é melhor observar com mais atenção outros comportamentos do seu gatinho.
- Está mais agressivo e não aceita carinho como de costume: se o seu gato costuma ser dócil e adora um carinho, mas de repente ele começa a “rosnar”, estufar o rabo e tentar te morder quando você vai pegá-lo ou fazer carinho como de costume é melhor se atentar para algum outro sinal de dor.
- Não quer mais brincar: apesar do gato, depois de adulto brincar menos, o normal é o gato ter suas brincadeiras preferidas, seja um ratinho, uma varinha ou algum outro brinquedo, se de uma hora para outra ele perder completamente o interesse pelas brincadeiras, algo pode estar errado com ele.
Vamos agora a listinha de sinais físicos de que o gato está com dor:

- Orelhas achatadas para o lado.
- Cabeça abaixo dos ombros, quando está sentadinho ou deitadinho.
- Olhos mais fechadinhos por muito tempo.
- Salivação excessiva: quando o gatinho começa a babar sem motivo aparente (sem ser na hora de um medicamento, por exemplo).
- Pupilas dilatadas: se a pupila fica dilatada por muito tempo, mesmo em ambientes bem iluminados, fique atento!
- Focinho tenso.
- Bigodinhos eriçados.
- Vocalização: seu gato é quietinho e começou a miar sem parar ou ele mudou o tom do miado, ele pode estar querendo te dizer alguma coisa.
- Emagrecimento: muitas vezes não notamos de imediato a falta de apetite do gatinho, especialmente se você tem mais de um, se notar que ele está perdendo peso, fique em alerta e já agende uma consulta.
- Terceira pálpebra (uma membrana bem fina e esbranquiçada fica mais visível e nítida no olho do gatinho).
- Ficar mais tempo deitado em posição para aliviar a dor (como todo curvado ou todo esticado, com as patinhas esticadas para frente, etc).
- Dificuldade para urinar: aqui o sinal é mais claro do que no caso de xixi e cocô fora da caixinha, pois ele pode acontecer inclusive na caixa de areia. Se você notar que seu gato fica muito tempo na posição de xixi e não sai quase nada, se o xixi estiver saindo como um “borrifado” ou se ele está parando a todo o momento para fazer pequenas quantidades de xixi (dentro ou fora da caixinha), leve-o ao veterinário com urgência.
- Não consegue se levantar ou se manter em pé: se ele está deitado, prostrado e nada o tira do lugar (nem o petisco favorito o faz levantar), se você tentar colocá-lo em pé e ele não se mantém é sinal de algo grave e o atendimento veterinário deve ser urgente.
Só não podemos esquecer de 2 coisas:
Primeira: Alguns sinais são mais claros e específicos como: ficar muito tempo (mais de 1 dia) sem comer nada, a agressividade (principalmente ao toque), a dificuldade para urinar, a terceira pálpebra, a salivação excessiva e ele não conseguir se manter em pé, casos em que você deve procurar o médico veterinário com máxima urgência.
Segunda: os gatos também apresentam quadros depressivos, compulsivos, de ansiedade e até luto. Então sempre é preciso ficar atento também ao contexto: mudanças de residência, perda de algum ente querido que morava junto com o gatinho, afastamento de alguém querido (viagem, casamento, etc), perda de algum outro animal (gato ou cão) que convivia com o gatinho, entre outras situações estressantes podem desencadear sintomas de dores ‘emocionais’, da mesma forma que acontece conosco.
Por isso é tão importante que o tutor do gato tenha sempre um olhar atento sobre o seu comportamento e dedique um tempo de qualidade para estar com ele, brincar, acariciar e construir uma relação que permita notar os mais discretos sinais de mudança de hábitos.
Em caso de dúvida, se ele está ou não com dor, o melhor a fazer é agendar uma consulta com seu veterinário de confiança e fazer um check-up!
Lembrando que aqui em Londrina você tem a sua disposição médicos veterinários especializados em Medicina Felina aqui na Cats! Além de ambiente planejado e exclusivo para atendimento de gatinhos, contamos com um amplo rol de médicos veterinários especializados nas mais diversas áreas como cardiologia, neurologia, oftalmologia, endocrinologia, entre outros.
Quer saber mais sobre cuidados e saúde com felinos? Siga nossas redes sociais.
Meu gato é renal come ração estar com alguma coisa que não sei já levei no veterinário fez injeção de dor fez exame de urina não saiu isso ontem hoje há vomitou estaca babando do nada a tarde , ontem foi quando levei na veterinário que não sabe oque ele tem
Olá, boa tarde Suely! É muito difícil saber o que o seu gato tem sem examinar, sem ver os exames… pode ser algo relacionado com os rins, já que ele tem doença renal, mas também pode ser algo no fígado ou até mesmo na própria boca causando essa salivação e náusea, além claro, de uma dor em outro órgão! Se você for de Londrina, agende uma consulta conosco para podermos ajudar o seu gato, se não for, recomendaria que você levasse ele até um especialista em felinos na sua cidade para que o diagnóstico seja feito e ele possa ser tratado!