Depende DO QUE ele está vomitando!
Se o gato estiver vomitando bolas de pelo
Quem já tem gato há algum tempo sabe que o vômito pode ser algo corriqueiro, afinal, ele usa a língua para “tomar banho” e, ao se limpar, ele engole muitos pelos, o que justifica a forma mais comum de vômito: a bola de pelo (que na verdade mais parece um tubo de pelo).
O mais comum é que sejam de fato eliminadas pelas fezes. Ainda é considerado “normal” que um gato vomite bola de pêlo uma a duas vezes por mês (no máximo). Se os vômitos com bola de pêlo estiverem acontecendo mais do que uma vez a cada 15 dias, é indicado passar por consulta. Há muitos petiscos, suplementos alimentares e até rações que auxiliam na digestão e na eliminação das bolas de pêlo pelas fezes, reduzindo os vômitos. Se mesmo assim a frequência não diminuir, deve-se procurar uma causa, sendo que a mais comum é inflamatória, que necessita de um tratamento mais específico.
Como saber se é vômito de bola de pelo? Bom, a única forma é inspecionar e verificar o que tem no vômito, se for predominantemente pelos, é bola de pelo. Falamos predominantemente porque junto com os pelos pode ter também pouca quantidade de ração, além de secreção gástrica.
Se o gato está vomitando ração
Se a ração não está digerida ou ele está vomitando logo após comer, pode ser alergia a ração, bola de pelo ou problemas digestivos. Se for frequente (mais de 2 vezes ao mês) procure um médico veterinário especializado em felinos para identificar a causa do problema.
Gatos que são mais ansiosos ou que comem muito rápido também podem vomitar a ração, nestes casos o uso de comedores interativos como bolinhas ou aqueles que parecem um labirinto vão ajudar muito a controlar o vômito, além, claro, da consulta comportamental, que vai ajudar você a descobrir quais são os gatilhos pra essa ansiedade e tratar da forma correta.
Precisamos lembrar que toda inflamação crônica quando não tratada pode evoluir para algo mais grave, como um câncer.
Se o gato está vomitando uma espuma ou líquido branco
Se o vômito for uma espuma branca ou um líquido branco viscoso, em geral, ele pode estar com inflamação no estômago (gastrite), intestino (enterite), pâncreas (pancreatite), fígado/vesícula biliar (colangiohepatite) ou em mais órgãos ao mesmo tempo (tríade felina), e nestes casos é muito importante que você o leve ao médico veterinário imediatamente para o correto diagnóstico e início do tratamento.
Há outras doenças e condições clínicas que também podem levar o seu gatinho a vomitar um líquido ou espuma branca como: obstrução urinária, insuficiência hepática ou pancreática, insuficiência renal, doenças metabólicas (como diabetes ou hipertireoidismo) e dor (por diversas causas).
Normalmente essas enfermidades são acompanhadas da perda de apetite, persa de peso e mudanças sutis de comportamento, fique atento e procure o atendimento médico veterinário especializado.
Se o gato está vomitando líquido amarelo
O vômito de líquido amarelo indica que o gato está com o estômago vazio, pois esse líquido amarelo tem relação com o líquido biliar (bile), produzido no fígado. E pode indicar que ele está com algum problema digestivo (gastrite ou pancreatite) e já está a algum tempo sem se alimentar, o que pode levar a problemas mais graves ainda como a lipidose hepática.
Outra causa possível do vômito amarelo em gato é a ingestão de objetos estranhos. Os gatos são curiosos e não é novidade que eles vão tentar morder o que encontrarem pela frente, nessas situações, se ele engolir algo que não seja “digerível” pelo animalzinho, ele vai tentar vomitar (forçar o vômito) e ficar sem comer, levando ao vômito amarelado.
Se o gato está vomitando líquido ou pastoso marrom ou com sangue
Nestes casos procure o atendimento veterinário com urgência, pois ele pode estar com uma doença mais grave, como uma úlcera ou insuficiência renal. Sempre que houver presença de sangue, seja no vômito, na urina ou nas fezes, procure imediatamente o médico veterinário especializado.
O vômito marrom ou avermelhado também pode indicar contaminação parasitária (lombrigas, tênias etc.) por isso faça a vermifugação regular do seu gatinho conforme recomendação do médico veterinário.
Vale sempre a recomendação de acompanhar os hábitos do seu felino para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico, observe:
- Se perdeu ou teve o apetite diminuído nos últimos dias
- Se está emagrecendo/perdendo peso rapidamente
- Se há sinais de que ele está com dor (veja nosso artigo sobre sinais de dor em gatos – https://www.catslondrina.com.br/doencas/sera-que-meu-gatinho-esta-com-dor-20-sinais-comportamentais-e-fisicos-para-identificar-um-felino-com-dor/)
- Se ele parece querer vomitar e não consegue
- Se ele parece estar com o abdômen inchado
- Se ele está com febre ou deprimido
- Se as gengivas estão pálidas ou amareladas
- Se ele apresenta também diarreia
- Se ele está sem urinar ou defecar
Sempre que desconfiar de que algo possa estar errado com a saúde do seu gato, procure um médico veterinário especializado! Se você for de Londrina ou região, traga seu gatinho até a Cats! Nosso atendimento é exclusivo para gatos!
Quer saber mais sobre cuidados com a saúde do seu gatinho? Siga nossas redes sociais.