Festas de final de ano infelizmente ainda vêm acompanhadas de fogos de artifícios e rojões, um terror para quem tem qualquer pet, e não seria diferente no caso de gatinhos.
Mas o que você pode fazer para evitar fugas, acalmar e proteger seu gatinho?
Você pode começar a prepará-lo para as festas do final de ano o dessensibilizando com relação ao som:
- Coloque música para ele ir ouvindo e vá aos poucos aumentando o volume para ele se acostumar com sons mais altos.
- Passe para uma ‘segunda fase’, busque por vídeos de sons de fogos de artifícios, tem vários no Youtube, e faça a mesma coisa, coloque para ele ouvir e vá aumentando o volume.
- Durante esse preparo, sempre que ele se comportar bem, sem expressar medo ou agressividade, ofereça o petisco favorito dele como reforço positivo.
Preparando o ambiente:
- Verifique se não há pontos de fuga, confira dias antes telas de proteção, confira horas antes portas, janelas, etc.
- Deixe pontos de esconderijo seguros: permita que ele tenha espaço para se esconder se ficar com medo, casinhas, iglus, guarda-roupas (que abafam muito o som), quartos (embaixo da cama – se houver espaço). Nestes casos, deixe uma área reservada e segura, com mantinhas ou toalhas para ele se esconder.
- Retire de armários, estantes, prateleiras e outros móveis qualquer objeto que possa causar acidentes e machucá-lo (vasos, copos, facas, decorações pontiagudas, etc).
- Deixe vários pontos com brinquedos para ele se distrair e gastar energia (cuidado com brinquedos com catnip, esses não são indicados nesse momento).
- Coloque difusores ou sprays de feromônio como o Felliway.
- Use difusores de aromas, os óleos essenciais de lavanda ou camomila são relaxantes e podem ajudar (cuidado com a escolha dos óleos essenciais, especialmente os cítricos podem ser tóxicos para gatinhos, converse com o Médico Veterinário que cuida dele antes de escolher outra opção).
Na hora da queima de fogos:
- Se for possível fique com ele no ambiente e dê atenção e carinho, demonstre calma e faça de conta que nada está acontecendo de diferente.
- Se ele estiver ativo, brinque com ele, varinhas e brinquedos SEM catnip são ótimas opções.
- Procure deixar uma música ligada para diminuir o som dos fogos.
- Se possível feche portas e janelas para diminuir também o volume dos sons externos.
- Se ele procurar pontos de fuga e se esconder, respeite o espaço e deixe-o se acalmar, não tente retirá-lo de onde ele se abrigou (mesmo que seja um local que você não goste que ele fique).
Situações atípicas como queima de fogos e buzinações podem causar estresse, medo e agressividade nos felinos, e isso é normal e compreensível, já que eles não entendem o que está acontecendo e, sequer, podem se preparar. Seja paciente e dê o tempo necessário para ele!