Há vários motivos que podem levar um gatinho a fazer xixi fora da sua caixinha de areia. Esses motivos podem estar relacionados à saúde física, saúde mental ou fatores ambientais. Por isso é sempre bom ficar atento a todos os sinais, não apenas se ater ao comportamento de urinar fora da caixinha.
Questões de saúde física que podem levar o gatinho a fazer xixi fora da caixa de areia
As doenças urinárias são as mais frequentemente relacionadas a esse comportamento, o desconforto ao urinar pode levá-lo a tentar fazer o xixi em vários lugares, fazendo assim, fora da caixinha. Infecções do trato urinário, cistites, doença renal crônica, obstrução parcial da uretra e a Síndrome de Pandora (linkar para o artigo da Síndrome) são algumas delas.
Questões hormonais, especialmente em gatos (machos ou fêmeas) não castrados, também podem estimular esse comportamento como forma de demarcação de território.
Em gatos idosos, além das doenças do trato urinário e doença renal crônica, esse comportamento pode ser ocasionado também por doenças articulares, que limitam ou provocam dores ao se movimentar, dificultando o acesso à caixa de areia, especialmente se a sua entrada for ‘alta’.
Questões de saúde mental que podem levar o gatinho a fazer xixi fora da caixinha de areia
Quando falamos de questões exclusivamente comportamentais que influenciam o urinar fora do banheirinho, o estresse e a ansiedade são os mais comuns. Mudanças no ambiente (mudar ou retirar móveis, inclusão de plantas, aromatizadores ou reformas, por exemplo), introdução de novos animais, novos moradores na casa, alteração da rotina doméstica, entre outras mudanças podem levar o gatinho a ficar estressado ou ansioso e, por conta disso, urinar fora da caixa, para expressar seu desconforto.
Vale destacar que gatos que começam a fazer o xixi fora da caixa para demarcação de território, na maioria das vezes por não serem castrados ou ter gatos não castrados em casa, podem demonstrar comportamento aprendido e, mesmo após a castração, continuarem a fazer o xixi em outros locais da casa.
Questões ambientais que podem levar o gatinho a fazer xixi fora da caixinha de areia
Fatores ambientais, especialmente relacionados à areia ou à caixa de areia também podem levar a esse comportamento de urinar em outros locais da casa. Aqui devemos sempre considerar:
- Textura da areia ou granulado sanitário: uma dica é trocar o substrato ou marca, há areias e granulados de diversos tipos e espessuras
- Limpeza inadequada da caixa de areia: a saída é aumentar a frequência da limpeza
- Areia ou granulado com perfume: o perfume pode incomodar, o olfato deles é muito apurado e na natureza ele não teria lugares com tantos perfumes
- Caixa de areia em tamanho inadequado: pequena demais, grande demais, fechada, muito alta, muito baixa, cada gatinho pode preferir de um tipo. Se tem mais de um gatinho, pode ser necessário ter caixas de tipos diferentes!
- Local da caixa de areia: vento, acúmulo de cheiros, cheiros de outros produtos (como produtos de limpeza) ou plantas no entorno também podem incomodá-lo
- Quantidade de caixas disponíveis: sempre é recomendado ter, no mínimo, o número de gatos na casa + 1 banheiro, a disponibilidade de banheiros também é fundamental! De preferência deixe as caixas em locais diferentes na sua casa, para ele ter opção de escolha
Vale lembrar que gatos são animais especiais e com comportamentos únicos! Se você tem mais de um gato em casa é provável que passe por situações como: um deles só usar uma determinada caixa de areia, separarem as caixas de areia entre xixi e coco, evitarem caixas fechadas, entre outras, por isso observar o comportamento é sempre muito importante!
Não são todos os gatos que gostam de caixas fechadas ou com portinhas, alguns não aceitam bem granulado de sílica, outros não gostam de granulados de argila e assim por diante.
Mas o MAIS IMPORTANTE: fazer xixi fora da caixa de areia não é normal e muito menos birra ou vingança, gatos NÃO apresentam esses sentimentos, então se o seu gatinho apresentar esse comportamento agende uma consulta com seu Médico Veterinário para garantir que está tudo bem com a saúde física e mental dele. Aproveite e observe bem o seu comportamento para ajudar no diagnóstico ou para eliminar questões de saúde e se focar nas questões ambientais.
Aqui em Londrina você conta com a Cats! Somos um Hospital Veterinário com atendimento clínico, cirúrgico e pronto socorro exclusivo para gatos.
Fale conosco pelo WhatsApp!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais.