Gato precisa tomar banho? Posso dar banho no meu gato? Quando dar banho em gato? Essas são perguntas que ouvimos com muita frequência aqui na Cats e a resposta é: depende!
A primeira coisa que precisamos saber é quais as consequências do banho no gatinho: um banho sem extrema necessidade pode levar o gato a quadros importantes de estresse, além de remover a proteção natural da pele e dos pelos e, principalmente, eliminar os feromônios, o cheiro natural dele. É por isso que, após o banho, ele não para de se lamber! Ele precisa recuperar o cheiro, para garantir o seu território!
Então vamos aos fatos!
Gato não pode tomar banho.
DEPENDE. Os gatos podem tomar banho sim. Em alguns casos o BANHO É NECESSÁRIO (banhos terapêuticos), como em gatos com dermatites ou outras doenças de pele. A grande maioria gosta de água (á-g-u-a, não banho) e procura por ela (entrando voluntariamente no box ou na banheira com os tutores, entrando na piscina, rio, mar, etc).
Gato não precisa tomar banho.
VERDADE! Excetuando os banhos terapêuticos, os gatos não precisam tomar banho pois eles são ‘autolimpantes’, afinal eles tomam seus “banhos de gato” (que chamamos de grooming) diariamente, e muitas vezes mais de uma vez ao dia. Os gatos são muito higiênicos e, se não tem acesso à rua/gramados/terra, raramente vai ser preciso dar um banho nele. As exceções são os gatos com pelos muito longos, que podem não conseguir se limpar completamente sozinhos, e gatos com acesso à rua (por exemplo os que passeiam com seus donos) ou que vivem em casas com gramados, áreas de terra ou calçadas que frequentemente ficam empoeiradas. Nestes casos, alguns banhos eventuais ao longo do ano, especialmente em períodos mais quentes e secos podem ser necessários (com recomendação médico veterinária).
Gato só pode tomar banho a cada 6 meses.
MITO! A frequência do banho em gatos é variada, em casos terapêuticos pode ser até semanal! Gatos com pelos longos, gatos com acesso à rua ou áreas de gramado, terra, e que se sujam demais, podem precisar de banhos mais ou menos vezes no ano.
Gato com “caspa” deve tomar banhos frequentes.
DEPENDE! Se a causa da “caspa” (descamação) for o ressecamento da pele pelo clima (quente e seco, frio e seco), estresse, falta de escovação, falta de hidratação, má alimentação e principalmente dor, o GATO NÃO DEVE TOMAR BANHO, pois pode provocar uma descamação ainda mais intensa, piorar a dor ou levar a outras doenças mais sérias. Se a causa da caspa for uma dermatite, como a dermatofitose que é causada por um fungo, daí os banhos terapêuticos podem ser necessários.
Gato de pelo longo precisa de mais banhos que gatos de pelo curto
DEPENDE! Se você tem um gato de pelo longo, já deve ter notado o esforço que ele faz para conseguir tomar seu banho diário, especialmente se ele for ‘filho único’. Quando há mais de um gato em casa, eles costumam lamber um ao outro, e nesses casos a limpeza fica facilitada. Mas gatos com pelos longos podem realmente precisar de alguns banhos eventuais para remover ácaros, poeiras e outras substâncias que possam ficar grudadas no pelo, principalmente aqueles que não gostam ou não permitem a escovação, mas naqueles que permitem, na grande maioria das vezes apenas a escovação diária já é suficiente. Em alguns casos pode ser também recomendado a realização de tosas higiênicas em locais específicos do corpo, dependendo da região onde você mora. Já os gatos de pelos curtos praticamente não necessitam de banho.
Gato só pode tomar banho em pet shop
MITO! Os gatos podem sim tomar banho em casa, na maioria dos casos é menos estressante tomar banho em casa, já que ele não terá que se deslocar para um ambiente estranho, com cheiros estranhos, especialmente se o pet shop atender cães e gatos no mesmo ambiente ou no mesmo dia.
Gato precisa ser sedado para tomar banho
MITO! A maioria dos gatos conseguem tomar banho tranquilamente sem sedação, principalmente se contar com técnicas catfriendly como temperatura adequada, ambiente sem cheiro de cães, seguindo o “tempo” do gato, ou seja, indo devagar, massageando os locais onde ele gosta de receber carinho e principalmente protegendo olhos e orelhas da água e do secador. A tranquilização pode ser necessária em gatos que sejam muito agressivos ou estressados, especialmente em banhos terapêuticos, mas nesses casos é necessário o acompanhamento adequado pelo médico veterinário.
Temos duas dicas bem bacanas para que você, tutor, evite banhos desnecessários em gatos:
- Escovação diária: quanto mais você escovar seu gatinho, mais fácil será a higiene dele.
- Banho à seco: você também pode usar lenços umedecidos próprios para pets ou comuns (sem álcool com aloe vera ou camomila) ou shampoos específicos para banho seco em gatos, encontrados em pet shops. Mas lembre-se! Não se deve passar o lenço no corpo todo, e sim apenas limpar locais específicos que estejam sujos e não estejam saindo apenas com escovação.
Quer saber mais sobre banhos em gatos? Siga nossas redes sociais e acompanhe os nossos próximos posts!
1 comentário