A resposta curta é: pode sim!
A resposta completa é: pode sim, mas é preciso ficar atento ao tipo de alimento que é para não causar deficiências nutricionais ou obesidade, ou seja, para manter a dieta do gatinho equilibrada e saudável.
Vamos entender um pouco mais as diferenças, benefícios e cuidados?
Benefícios do Churu (e similares), patês e ração úmida para gatos
Esses alimentos são considerados alimentos úmidos e auxiliam na manutenção da hidratação dos gatinhos, tanto nos dias quentes quanto nos dias frios. Isso é especialmente importante para prevenir problemas urinários e renais.
Outra vantagem desses alimentos é que são muito apetitosos e palatáveis, ou seja, eles estimulam o gatinho a comer, o que é muito importante quando se tem um gato com apetite reduzido, além de proporcionar sabores e texturas diferentes, evitando a monotonia alimentar.
Em gatos com Doença Renal Crônica (DRC), em qualquer um dos estágios, os alimentos úmidos se tornam ainda mais essenciais já que eles demandam de maior hidratação e tendem a, naturalmente, terem uma redução do apetite.
Atenção ao rótulo dos alimentos úmidos!
Os alimentos úmidos disponíveis no mercado podem ser basicamente de 3 tipos: alimentos completos, complementos alimentares (petiscos) ou alimentação prescrita.
Alimentos completos:
Os alimentos úmidos completos podem ser encontrados nas versões patê ou pedaços, em sachê ou latas/potes, e tem de forma explícita no seu rótulo a indicação de “Alimento completo” ou “Completo e Balanceado”.
Esses alimentos, se oferecidos em conjunto com a ração seca, precisam de atenção nas quantidades, para evitar o sobrepeso e obesidade. Nestes casos o ideal é conversar com seu Médico Veterinário para equilibrar as quantidades de ração seca e úmida as necessidades diárias do seu gato.
As rações úmidas completas podem ser fonte exclusiva de alimentação e a quantidade a ser oferecida devem ser indicadas também pelo Médico Veterinário.
Apesar das embalagens indicarem uma quantidade diária por gato/peso, é importante saber que as necessidades podem variar de acordo com a idade, atividades físicas e condições de saúde do gatinho.
Complementos alimentares (Petiscos):
O segundo grupo de alimentos úmidos são os petiscos ou complementos alimentares. Sua principal função é a hidratação, por serem muito palatáveis (saborosos) também são muito utilizados como reforço positivo para socialização, ingestão de medicamentos e recompensa no processo de adestramento.
É aqui que se encaixa o Churu e seus similares (FinoTrato, Truly e outros cremes), além de algumas opções de sachês e latas, que trazem no rótulo a indicação de petisco ou a informação de que “não substitui o alimento completo“.
Esses petiscos, na sua maioria, são pouco calóricos, focados realmente na hidratação e podem ser consumidos em conjunto com a ração seca ou com outra ração úmida (alimento completo).
Mais uma vez vale lembrar que o ideal é ter uma indicação do Médico Veterinário sobre quanto oferecer de petisco e rações (secas e úmidas) para manter a saúde do seu gatinho em dia!
Alimentação prescrita:
Há um grupo de rações úmidas comercializadas em sachês e latinhas que tem uma recomendação mais especifica e, por isso, no rótulo trazem uma anotação de Alimentação Prescrita.
Esses alimentos são também alimentos completos, mas com indicações terapêuticas como: cuidados renais, trato urinário, trato digestivo, recuperação/convalescente (recovery), obesidade/diabetes, oncológico, hipoalergênica, etc.
Cada uma delas tem características e garantias nutricionais distintas para atender demandas e necessidades específicas dos gatinhos, e como o próprio nome já indica, elas devem ser prescritas pelo Médico Veterinário, tanto em tipo quanto em quantidade a ser consumida diariamente.
Concluindo
Os alimentos úmidos, sejam eles completos ou petiscos, podem (e, se possível, devem) fazer parte do dia a dia do seu gatinho, pois são uma ótima opção de hidratação. Sabemos que nem sempre é possível oferecer com a frequência que gostaríamos, já que eles são mais caros que as rações secas.
Os petiscos, especialmente o Churu e os cremes similares, são os que apresentam menor risco de causar sobrepeso ou obesidade pois, além de serem menos calóricos, são oferecidos em menor quantidade, seja porque as porções são menores ou porque são mais caros.
Os alimentos prescritos, por serem indicação terapêutica, também apresentam poucos riscos, mesmo quando oferecidos em conjunto com a ração seca (que normalmente também é prescrita) e está sob supervisão do Médico Veterinário.
O que requer maior atenção por sua parte é a quantidade oferecida de ração úmida do tipo alimento completo, para evitar o consumo calórico excessivo e prevenir o sobrepeso ou obesidade.
Outra consideração importante é que, no caso de alimentação exclusivamente por alimento úmido, é preciso ficar atento a saúde bucal. Como a ração úmida é menos abrasiva que a ração seca, pode ocorrer a formação de placa bacteriana e outras doenças periodontais. Nestes casos ofereça petiscos secos que vão auxiliar na prevenção de doenças dentárias.
1 comentário