Você já deve ter percebido que, quando comparado com os cães, os gatos bebem bem pouca água durante o dia. Você sabe o porquê? Conhece os perigos do baixo consumo de água (desidratação) para os gatinhos? Quer saber como ajudá-lo nessa tarefa? Então leia este artigo até o final, porque você vai ter uma surpresa no último tópico.
Vamos começar resumindo porque os gatos costumam beber pouca água.
Basicamente é uma questão de adaptação! Os gatos têm suas origens na Mesopotâmia, uma região árida, com pouca disponibilidade de água, além disso sempre foram caçadores, obtendo muito das suas necessidades diárias de água através de suas presas. Por isso seu organismo é adaptado para níveis moderados de ingestão de líquidos.
Quais os perigos da pouca ingestão de água para a saúde de um gato?
O baixo consumo de água, além do mínimo recomendado (algo em torno de 50ml de água para cada kg de peso corpóreo), pode comprometer a saúde de curto e longo prazo do seu gatinho.
Desidratação: a falta pontual de água, assim como nos seres humanos, leva ao quadro de desidratação, nestes casos o gato pode apresentar quadros de letargia (falta de ânimo), diminuição do apetite, perda de peso, tentativas constantes de urinar sem sucesso (ou em gotas), pele seca e pelagem opaca. Além de promover o consumo de água, como falaremos mais a frente, é importante buscar a ajuda do Médico Veterinário.
Constipação: A baixa ingestão de água, no curto prazo, pode levar o gatinho a ter dificuldades para defecar, ou seja, causar constipação, já que a água é fundamental no processo digestivo, para a formação do bolo fecal.
Doenças do Trato Urinário: os famosos cálculos urinários, que podem levar à obstrução. Esse é um dos maiores temores de tutores de felinos, já que pode atingir gatinhos de todas as raças a qualquer momento da vida. Aqui se enquadra também as Infecções do Trato Urinário (ITU) e a Cistite Idiopática felina (inflamação na bexiga). A baixa ingestão de água e consequente desidratação aumenta a concentração de urina, o que provoca a formação dos cálculos (oxalato de cálcio), muitas vezes exigindo tratamento intensivo ou intervenção cirúrgica.
Doença Renal Crônica: é a consequência de longo prazo, a falta de hidratação de forma contínua pode levar a sobrecarga dos rins, levando ao desenvolvimento ou agravamento de doenças renais, inclusive à Insuficiência Renal Aguda.
E como evitar a desidratação em gatos? Como estimular o seu gatinho a beber mais água?
Água em todos os lugares, e sempre fresca!
O primeiro passo é disponibilizar água em vários lugares diferentes da casa. Eles precisam encontrar facilmente água em qualquer ambiente em que estiverem.
Além disso é importante trocar a água frequentemente, para mantê-la sempre fresca e limpa. Lembre-se também de sempre limpar o bebedouro/potinho, já que ao ficar próximo ao chão ele tende a acumular poeira, pelos e bactérias.
Se possível tenha bebedouros com água em movimento (fontes automáticas), na natureza os gatos procurariam água em rios ou riachos, então a água em movimento (e seu barulho) podem estimular o gatinho a beber mais água.
Lembre-se também de deixar a água afastada da comida e do banheiro e se ele pedir para abrir a torneira, quem somos nós para negar, não é mesmo?
Alimentação úmida
Outra forma importante de hidratação para seu gatinho são os alimentos úmidos: ração completa em sachê ou lata (seja na forma de bolinhas com molho ou patê) é uma ótima opção para gatinhos que não bebem tanta água no dia a dia.
Nestes casos você pode, inclusive, adicionar um pouco de água extra na hora de servir, incentivando ainda mais o consumo de água junto aos alimentos úmidos.
Petiscos como o Churu, Truly, FinoTrato e outros similares também podem fazer parte da estratégia para manter o seu gato hidratado, já que são pouco calóricos e possuem muita água.
Patês caseiros feitos com ingredientes de boa qualidade também são recomendados, converse com o Médico Veterinário para identificar a melhor opção para seu gatinho.
Você não vai acreditar neste último item!
Qualidade da ração! Pois é, alguns estudos como o do link no final deste post, tem mostrado que rações super premium, de alta digestibilidade, resultam em menor perda de água nas fezes, o que também é muito importante para manter a hidratação.
Outro ponto importante, apontado no estudo, é que as gatinhas que se alimentaram exclusivamente de ração úmida apresentaram o maior volume de ingestão de água, maior volume urinário e menor densidade urinária, apontando para uma possível melhora do sistema renal como um todo.
E aí? Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida ainda? Deixe nos comentários e nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas de cuidados com seu gatinho.
Você sabia que aqui na Cats você encontra rações secas supre premium, alimentos úmidos e petiscos que vão ajudar na hidratação do seu gatinho! Se você for de Londrina, peça informações pelo nosso WhatsApp!
Referência:
CARCIOFI, Aulus Cavalieri; BAZOLLI, Rodrigo Sousa; ZANNI, Ariovaldo; KIHARA, Luiz Roberto Lanzoni; PRADA, Flávio. Influence of water content and the digestibility of pet foods on the water balance of cats. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, São Paulo, Brasil, v. 42, n. 6, p. 429–434, 2005. DOI: 10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26401. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/26401. Acesso em: 15 jul. 2024.