Como se calcula a idade de um gatinho?
Bom, o ciclo de vida de um gato é parecido com o nosso, mas as faixas etárias são bem diferentes, até porque não é possível fazer uma correlação direta entre idade felina e idade humana.
Sabe aquela história de para cada 1 ano de vida do gato equivale a 7 anos humanos? Esqueça!
Quem melhor definiu as fases do ciclo de vida dos gatinhos foi a Cat Care For Life, uma organização sem fins lucrativos internacional que promove os cuidados e os estudos de medicina felina.
Segundo eles as fases se dividem em filhotes, jovens, adultos, meia idade, idosos, muito idosos e geriatras.
Veja a correlação na imagem abaixo.
Então um gato é considerado idoso a partir dos 11 anos?
Sim, para fins gerais seria com 11 anos, mas devemos levar muitas outras coisas em consideração quando se trata de cuidados e saúde felina.
Não podemos levar em consideração só a idade!
Há muitos fatores que devem ser levados em conta quando pensamos na idade como indicativo de cuidados com a saúde do gatinho.
- Ele nasceu e sempre viveu com humanos ou foi adotado e teve algum período de vida vivendo nas ruas?
- Ele tem acesso à rua ou contato com outros animais?
- Ele realizou todos os ciclos de vacinação?
- Ele apresenta ou apresentou alguma doença viral (FIV, FeLV, PIF, etc)
- Ele apresenta algum sinal de doença crônica?
- Ele apresenta sobrepeso ou obesidade?
- Ele tem uma vida ativa e uma alimentação adequada?
- Ele possui alguma característica de raça ou genética que pode afetar sua expectativa de vida?
Apesar de ser cada vez mais comum atendermos aqui na Cats gatos idosos e muito idosos, com idade acima de 17 anos (chegando até a 22, 24…), essa não é a expectativa média de vida da maioria deles.
A expectativa média de vida de um gato é de 12 a 16 anos, por isso é tão importante já intensificar os cuidados com a saúde do seu felino quando ele atingir a meia idade, em torno de 7 a 8 anos de vida.
Atenção com gatinhos a partir da meia idade, próximo aos 7 ou 8 anos de vida.
É próximo a essa idade (entre 8 e 10 anos) que um gato saudável pode começar a apresentar os primeiros sinais de doenças relacionadas à idade.
- Diminuição da intensidade das brincadeiras
- Diminuição das atividades corriqueiras como subir em móveis, pular e correr
- Redução do apetite
- Alteração no consumo de água
- Alterações na frequência e volume de urina
- Redução da mobilidade geral
- Incômodos ao toque em determinadas partes do corpo
- Entre outros sintomas
É justamente por conta destes casos que temos o conceito de gato geriatra, um gatinho que, independente da idade avançada ou não, apresenta doenças características de gatos idosos (muitas vezes proveniente de fatores ambientais, como falado anteriormente).
- Doença renal crônica
- Hipertireoidismo
- Artrite e osteoartrose
- Diabetes mellitus
- Doenças cardíacas
- Doenças dentárias
Os gatos a partir da meia idade e/ou do diagnóstico de doenças “geriátricas” precisam de acompanhamento mais frequente do médico veterinário. São casos em que as consultas de rotina passam para intervalos menores como semestrais e trimestrais (ao invés de anual), onde novos exames precisam ser feitos com maior frequência como hemogramas, ultrassonografia, radiografia, monitoramento cardíaco etc.
Ter o acompanhamento de um médico veterinário especializado em medicina felina, como é o caso dos profissionais aqui da Cats, pode fazer toda a diferença na qualidade e expectativa de vida do gatinho.
Muitas das doenças que são decorrentes da idade avançada, se diagnosticada em seu início, possuem tratamento que garantiram muitos anos de vida feliz para o gatinho.
O gato idoso terá um novo ritmo de vida e interação com você e sua família, pode requerer mais cuidados diários, mas continuará a trazer alegria e amor para sua casa!
Se você estiver na região de Londrina (PR) você pode entrar em contato com o Hospital Veterinário Cats, para tirar dúvidas ou agendar uma consulta para seu gatinho.