A artrose em gatos, como é comumente conhecida, ou osteoartrite felina, atinge entre 80% e 90% dos gatos idosos (com mais de 12 anos). Trata-se de uma doença articular degenerativa, ou seja, não possui cura (assim como nos humanos), mas sua progressão pode ser reduzida com o tratamento adequado.
Como identificar um gato com artrose
Infelizmente, o diagnóstico da artrose pode ser tardio. Estudos indicam que menos de 20% dos gatos com artrose possuem o diagnóstico, e há dois os motivos principais:
- Dificuldade do tutor em identificar sinais de dor (já temos um artigo aqui falando sobre sinais de dor – https://www.catslondrina.com.br/doencas/sera-que-meu-gatinho-esta-com-dor-20-sinais-comportamentais-e-fisicos-para-identificar-um-felino-com-dor/)
- Baixa frequência na realização de check-ups, especialmente com exames de imagem para identificação da doença.
A osteoartrite em gatos é caracterizada por dor nas articulações, rigidez e mobilidade reduzida, sendo muitas vezes confundida com “sinais de velhice” ou um comportamento mais quieto do gato.
Como os gatos não costumam apresentar sinais claros de dor, é preciso ficar atento a pequenas mudanças no comportamento:
Redução da interação:
- Evita o contato regular com a família.
- Menor interesse em brincar e interagir, caçam menos, arranham menos, pulam menos.
Dificuldade de mobilidade:
- Hesita antes de subir ou descer de um móvel.
- Dificuldade para se levantar.
- Desce escadas de lado ou faz pausas a cada poucos degraus.
- Sobe escadas ou móveis pulando com as duas patas traseiras juntas, conhecido como “pulo do coelho”.
- Desce de móveis ou arranhadores esticando as patas dianteiras para “diminuir” o salto.
Mudança no hábito de higiene:
- Se limpa menos.
- Faz as necessidades fora da caixinha.
- Tem dificuldade de entrar e sair da caixinha de areia (devido à altura da borda).
Vocalização:
- Começa a miar mais e se torna muito sensível ao toque.
Mudança no hábito de comer e beber:
- Perda ou aumento de apetite.
- Evita comer e beber como de costume por conta da posição desconfortável no comedouro.
Por isso, é essencial realizar check-ups regulares nos gatos, especialmente após os 8 ou 9 anos, quando os primeiros sinais de degeneração articular podem surgir. Nessas consultas, o médico veterinário poderá avaliar a mobilidade, flexibilidade, sinais de rigidez e inchaço, além de realizar exames de imagem para identificar sinais iniciais, como estreitamento do espaço articular e esporões ósseos.
Como é o tratamento de osteoartrite ou artrose em gatos?
O tratamento envolve uma abordagem integrativa para reduzir a dor, melhorar a mobilidade e garantir uma boa qualidade de vida ao gatinho. Como a doença é progressiva, é preciso acompanhamento para a adequar o tratamento conforme o desenvolvimento da condição, o que inclui:
- Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios
- Suplementação através de nutracêuticos (ômega 3, colágeno, magnésio, entre outros)
- Tratamento com anticorpos monoclonais que proporcionam o alívio da dor (Solensia – frunevetmab) – clique aqui para saber mais sobre esse novo tratamento.
- Fisioterapia e acupuntura (tratamento com laserterapia, magnetoterapia, hidroesteira, fototerapia/fotobiomodulação, etc.)
- Controle de peso e adequação da dieta
- Adaptação do ambiente (tapetes antiderrapantes, caixas de areias com entradas mais baixas, apoios para que o gato possa subir nos lugares preferidos, comedouros e bebedouros elevados, tapetes aquecidos, etc)
Por isso, se você tem um gatinho que já está mancando, é ‘sênior’ ou idoso (acima de 7 ou 8 anos) ou vem apresentando sinais de dor e de diminuição da mobilidade, procure seu Médico Veterinário e faça uma avaliação completa.
Se você é de Londrina ou região, o Hospital Veterinário Cats conta com uma estrutura completa e preparada para atender seu gatinho com excelência. Entre em contato conosco pelos telefones 43 3323-3225 ou 43 99950-3225 (também Whatsapp) para agendamento de consultas.
REFERÊNCIAS
Sheilah, A., Robertson. (2019). Moving forward with detecting osteoarthritis in cats.. Veterinary Record, 185(24):754-756. doi: https://doi.org/10.1136/vr.l6981
Kelly, A., Deabold., Christina, Montalbano., Erin, Miscioscia. (2023). Feline Osteoarthritis Management.. Veterinary Clinics of North America-small Animal Practice, doi: https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2023.02.015
2 Comentários